Seguidores

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A Leitura como Fonte de Prazer e sabedoria!



Roda da leitura - 1º ano

Professora Uzinete e a aluna Blenda -fazendo a leitura para os colegas do 3º ano


As crianças admirando o mundo encantado dos livros.
 


A aluna Beatriz lendo historinha para a turma da tia Lidia.

Beatriz da turma do 2º ano- com a sacolinha da leitura. Esta fazendo sucesso!  




Beatriz e os colegas da turma da Creche

sábado, 23 de julho de 2011

Planejamento pedagógico


 A Supervisora e os professores da Educação Infantil e Anos Inicias reuniram-se no dia 19/07 para mais um planejamento quinzenal, na pauta alem de outros temas destacamos o Projeto Viajando na Leitura da nossa escola e o Projeto Sexta Litéraria da Secretaria de Educação e Escolas Munnicipas.Na oportunidades a supervisora da  destacou alguns recursos que podemos utilizar nas nossas aulas de incentivo a leitura,e consequentemente a escrita dos nossos alunos.


       
Professoras:Lidia,Elizabeth,Jaqueline e Francinete
Fantoches utilizados para Contação de Histórias

terça-feira, 19 de julho de 2011

Projeto Viajando na Leitura.

"A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem." (Francis de Croisset)

Recursos utilizados pelos professores para o trabalho com leitura na nossa escola!



Avental da Leitura




 Fantoches


 Sacolinha da Leitura


  

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cidadania: Prefeitura de Ipanguaçu promove Colônia de Férias do PELC


A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Esporte e Lazer, está realizando durante toda esta semana a primeira Colônia de Férias do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC). A programação teve início na última segunda-feira (04) e se estende até a próxima sexta-feira (08), no Complexo de Lazer da comunidade do Porto.

Segundo o coordenador do Programa, João Batista, a expectativa é que mais de 500 crianças e adolescentes sejam beneficiadas pela iniciativa da prefeitura. Batista informa que diversas atividades de esporte e de lazer estão sendo oferecidas, tais como futebol, danças, basquete, dama, handebol, arvorismo entre outras atividades. “A colônia tem o objetivo de ocupar, de uma forma saudável, o tempo livre que as crianças têm nesse período. Estamos proporcionando momentos prazerosos e saudáveis”, destaca João Batista.

Diariamente mais de 300 crianças e adolescentes participam do evento. A segurança é um dos pontos que recebeu maior atenção: monitores, orientadores, salva-vidas e equipes de saúde estão a postos.

Para o estudante Erinaldo Lima Bezerra, 17 anos, morados da comunidade Porto, a colônia de férias está superando as expectativas “É incrível essa oportunidade que estamos tendo. O lazer é muito importante e eu pretendo participar todos os dias”, diz o jovem, bastante animado.

Atualmente, o Programa de Esporte e Lazer da Cidade atende mais de 800 pessoas de todas as idades em Ipanguaçu, oferecendo oficinas gratuitas de esporte, cultura e lazer em oito comunidades polo e em todos os bairros da cidade.









Ufersa continua com mais da metade das vagas em aberto mesmo depois da segunda chamada do SiSU

ufersa_fachada
Terminaram ontem as matrículas na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Apenas 44% das vagas iniciais foram preenchidas. Das 1.015 vagas disponíveis, 455 foram ocupadas pelos estudantes convocados pelas duas chamadas do sistema de seleção do Governo Federal.


Com isso, os estudantes que optaram pelos cursos de graduação devem ficar atentos à lista de espera para preenchimento das vagas remanescentes, porque entre os três campi da Ufersa, o de Mossoró ainda disponibiliza 382 vagas, o Campus de Angicos dispõe de 100 e o de Caraúbas oferece outras 78 vagas.


Os cursos de Ciência e Tecnologia foram os mais procurados durante os períodos de matrículas, com 70% de matrículas efetuadas em Angicos, 68% em Caraúbas e 67% em Mossoró. Segundo o pró-reitor de Graduação, professor Arimateia Matos, apesar de pequeno, o número de matrículas nessa segunda chamada foi acima do esperado.


"Geralmente existe uma procura maior na primeira chamada, em detrimento da segunda", disse. O professor explicou que a Ufersa divulgará segunda-feira (11) a lista de espera disponibilizada pelo SiSU, a ser utilizada de forma prioritária para o preenchimento de vagas não-ocupadas. "É bom que os candidatos acompanhem com precisão essa lista, pois chamaremos três vezes o número de vagas não preenchidas de cada curso", pontuou.


Ainda segundo o professor, as datas para as matrículas ainda não foram estabelecidas. "Faremos uma reunião com Registro Escolar da Ufersa onde agendaremos essas datas", completou. Podem entrar na lista os candidatos não selecionados em nenhuma das opções nas chamadas regulares.


O estudante pode manifestar interesse na lista de espera apenas para o curso correspondente à primeira opção. O prazo para declarar interesse em permanecer na lista vai de 2 a 7 deste mês. Entre os estudantes que efetivaram as matrículas nessa segunda chamada está a mossoroense Andressa Achiley. 
SATISFAÇÃO
Aprovada no curso de Ciência e Tecnologia da Ufersa de Mossoró, a estudante sempre sonhou ser engenheira civil e agora tem a chance de iniciar a formação profissional. "Estou muito feliz por conseguir uma vaga nesse curso da Ufersa. Espero ter bons professores, laboratórios e todo o aparato estrutural que uma universidade deve oferecer ao estudante", disse.


Outro que conseguiu uma vaga na Ufersa no curso que sempre desejou foi o estudante cearense Kaio Heide. Ele fazia Agronomia na Universidade Federal do Ceará (UFC), mas sempre sonhou em fazer Medicina Veterinária, para o qual foi aprovado. "Espero que a Ufersa me proporcione uma boa formação acadêmica por meio do ensino, da pesquisa e da extensão", concluiu.

Programa de Extensão da UFRN realizará atividades durante uma semana em Ipanguaçu

Terá inicio no final da tarde deste sábado (09) em Ipanguaçu, ás 17:30, na Praça Nossa Senhora de Lourdes, a 2ª edição do Programa de Extensão Trilhas Potiguares, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O programa, que terá a duração de uma semana, conta com o apoio da Prefeitura de Ipanguaçu, que envolverá todas as secretarias da instituição. Seu objetivo é oferecer atividades que contemplem as áreas da saúde, educação, lazer, economia, agricultura, meio ambiente, cidadania e comunicação, entre outras.

Segundo a secretária de Educação, professora Jeane Dantas Bezerra, o programa Trilhas Potiguares propõem novas formas de aplicação de conhecimento voltado para o desenvolvimento da cidade, buscando a construção solidária do saber. “Teremos uma semana de diversas atividades, desenvolvidas por universitários que colocarão em prática seus conhecimentos”, disse Jeane.

Serão oferecidas cerca de quarenta oficinas, em varias partes da cidade, da zona urbana à rural. Estima-se que mais de três mil pessoas serão beneficiadas.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Professores do Estado decidem manter paralisação

Os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino decidiram, na manhã desta terça-feira (5), manter a greve iniciada há dois meses. A votação realizada durante assembleia no colégio Winston Churchill foi unânime.

Nesta quarta-feira (6), os professores e demais servidores da área participarão de um acampamento em frente à Governadoria, a partir das 9h, e na quinta, dia 7, será a vez de um "arrastão" pelas ruas da cidade, com saída da sede do Sinte, na avenida Rio Branco. Na sexta, às 14h, haverá nossa assembleia.

O advogado do sindicato, Lourinaldo Lima, informou que irá apresentar ao desembargador Virgílio Fernandes, até às 16h desta terça, os argumentos da categoria, dentro da ação impetrada pelo governo estadual, que requer da Justiça a decretação de ilegalidade da greve, iniciada há dois meses. O representante do Sinte espera que o magistrado defina uma data, ainda esta semana, para uma audiência de conciliação entre as partes e defende que há total legalidade no movimento.

Já um dos coordenadores gerais do sindicato, José Teixeira da Silva, sugeriu que, em vez de acatar o pedido liminar do governo, declarando a ilegalidade da greve, o desembargador deveria optar por transformar o debate da ação em uma mesa de negociações.

"Vamos mostrar ao juiz que muito do que tem dito o governo não é verdade, inclusive a implantação do piso foi apenas para quem ganhava menos de R$ 890, que são uns 2 mil dos 20 mil professores, para os demais o benefício só seria dado de setembro a dezembro", lamentou.

Segundo ele, a greve só deve ser suspensa se forem adotadas imediatamente as regras estipuladas na Lei Estadual 11.738, junto com o Plano de Cargos, o que garantiria um acréscimo médio de 34% nos salários, além de uma proposta de pagamento do valor retroativo ao mês de abril.

Fonte: Tribuna do Norte/Vagner Lopes - Repórter

Carnapuá 2011

Carnapuá 2011
1º Carnapuá do Arapuá