Seguidores

domingo, 19 de junho de 2011

Conselho de Educação reunisse e decidem como será feito a reposição das aulas que foram paralisadas por causa da cheia do rio Pataxó

Membros do conselho municipal de Educação se reuniram na manhã de ontem(16), no centro integrado da cidadania (CIC) para discutir como será pago os dias letivos das escolas que foram paralisadas por causa das enxurradas que afetaram o município.

Segundo a secretária de Educação, Jeane Dantas, na reunião ficou decidida que as escolas da Francisco Soares da Costa (Pedrinhas), Maria Rizomar (Lula), Nelson Borges Montenegro (Picada), Manoel Ivo Ribeiro (Japiaçu), Francisco Targigo Nobre (Língua de Vaca), Adalberto Nobre de Siqueira (Tabuleiro Alto) terão que repor as aulas até dia 20 de janeiro de 2012.

“Das nossas dez escolas seis tiveram que paralisar as aulas por completo, com isso as aulas terão que ser resposta até a data prevista. Criamos para cada escola um calendário individual, para que os alunos não pudessem ser prejudicados” fala a secretária, Jeane.

A lei de diretrizes e bases da educação (lei 9394/96) prevê no Art 23: que as escolas poderão se organizar em Ciclos, progressão, séries, alternância de Estudos, por fatores climáticos e regionais; organizar reclassificação de alunos, como também no Art. 24: Regras da Educação Básica: 200 dias letivos e 800 horas no mínimo; alunos podem ser reclassificados.

II ARRAIÁ DA CHICA NEIDE

 A Escola Municipal Professora Francisca Neide Medeiros Costa Santos realizou neste dia 10/06/2011 o II ARRAIÁ DA CHICA NEIDE, onde tivemos apresentações dos alunos da Educação Infantil, Anos iniciais do 1º ao 5º Ano e Anos Finais do 6º ao 9º Ano. Com quadrilha, casamento matuto, danças regionais, barracas com comidas tipicas, balaio junino e muita animação. Queremos agradecer a Comunidade que veio  a festa e ao mesmo tempo prestigiar os seus filhos pelas apresentações. Meus parabéns a Direção da escola, professores e funcionários e principal a toda comunidade.























quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ufersa disponibiliza 1.015 vagas para a segunda etapa do SiSU


ufersa_fachada

As inscrições referentes ao segundo semestre deste ano no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começam amanhã, 15, e seguem até o domingo, 19.
Os candidatos devem ficar atentos às datas, pois o SiSU trata-se da única forma de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Conforme a Ufersa, para o próximo semestre, serão disponibilizadas 1.015 vagas para os cursos da instituição, distribuídos no Campus Central de Mossoró e nos campi de Angicos e Caraúbas. Podem fazer a inscrição no SiSU os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e não zeraram a redação.
O resultado da primeira chamada do SiSU será divulgado no próximo dia 22, e a matrícula dos candidatos selecionados ocorre nos dias 27 e 28 deste mês. Já o resultado da segunda chamada poderá ser verificado no dia 2 de julho, e as matrículas poderão ser efetuadas nos dias 5 e 6 do próximo mês.

Além disso, os candidatos terão outra chance de concorrer às vagas remanescentes da Ufersa, através do preenchimento da declaração de interesse em participar da lista de espera no período de 2 a 7 de julho. A divulgação da lista de espera será no dia 11 do próximo mês. Em seguida, na mesma data, inicia-se o lançamento das matrículas da lista de espera no SiSU, que segue até o dia 29 de julho.


Ao todo, o Sistema de Seleção Unificada oferta 26.336 vagas em universidades federais e estaduais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O número supera em 59% a oferta do processo do segundo semestre de 2010, quando 35 instituições participaram, com de 16 mil vagas. As vagas são oferecidas por 19 universidades federais, 23 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e quatro universidades estaduais.

Prefeitura de Ipanguaçu reunirá estudantes e professores para apresentação de vídeo educativo

Após o lançamento do projeto “Rodas de conversa - A leitura, o Livro e o Editor” em março deste ano, o editor chefe da Cortez Editora, José Xavier Cortez, retorna ao município de Ipanguaçu esta semana, na sexta-feira (17).

O editor e livreiro natural de Currais Novos e radicado na capital paulista vem ao município lançar o seu mais novo projeto: um vídeo educativo baseado no livro “Como um rio - o percurso do menino Cortez”.

Segundo a professora Aloma Dayane que está coordenado a visita do editor ao município, ela informa que a programação prevê atividades durante todo o dia. Na manhã a partir das 8hs inicia o encontro com os alunos do 4º e 5º anos com idades entre 09 e 10 anos; à tarde ás 14hs o editor se reúne com os alunos doa anos finais de 6º ao 9º anos e a noite ás 19hs a programação se encerra com encontro entre os professores das redes municipal, estadual e federal.

Aloma disse que a visita do senhor Cortez, traz mais uma vez ao município estimulo para os alunos, “Ele teve uma vida de superação, conseguiu ser o que é hoje através dos livros, uma das mensagens que a Secretaria de Educação quer passar é essa, que as pessoas se tornam exemplo de vida através dos livros, da educação” frisa a professora.

Apresentações culturais e debate estão previstos para acontecer durante a programação. A vista do editor é uma realização da Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Cortez Editora.

Professores continuam paralisação na educação do RN

Categoria não aceita proposta do Governo do Estado e mantem greve por tempo indeterminado.

O quadro de greve dos professores da rede estadual de ensino no Rio Grande do Norte vai continuar por tempo indeterminado. Essa foi a decisão dos professores, que fizeram uma assembleia na tarde desta terça-feira (14) na Escola Estadual Winston Churchill e optaram pela continuidade do processo de greve. 

A categoria recebeu hoje uma proposta do Governo do Estado que garantia o pagamento do Piso Nacional no atual Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da educação e ainda o pagamento em parcelas de benefícios financeiros. 

A greve começou no dia 02 de maio e recebeu adesão de centenas de educadores em todo o Rio Grande do Norte. Agora, eles esperam uma nova proposta para retornarem ao trabalho. 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Secretaria de Educação de Ipanguaçu promove capacitação para Censo Escolar 2011

A secretaria de Educação de Ipanguaçu reuniu na manhã desta quarta-feira (08) diretores e secretários escolares da Rede Municipal de Ensino para repassar informações sobre o Censo Escolar 2011. O objetivo do encontro foi subsidiar a análise, planejamento e monitoramento do sistema educacional local, bem como melhor definir as políticas públicas de forma a promover um ensino de crescente qualidade para todos.


A apresentação foi ministrada pela representante do Censo, Enilda Barbalho. Ela informa que foram abordadas as incorreções mais comuns no cadastramento e foram tiradas dúvidas quanto aos procedimentos que devem ser seguidos com as orientações do MEC.

Segundo a professora Jeane Dantas, secretária de Educação, a responsabilidade e o comprometimento com essas informações são importantíssimos para que seja alcançado um resultado refinado e de qualidade.

Sistema Educacenso

O Sistema Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estadual e municipal) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet. A partir dos dados do Educacenso é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Carnapuá 2011

Carnapuá 2011
1º Carnapuá do Arapuá