Seguidores

sábado, 12 de novembro de 2011

Ipanguaçu avança nas atividades para a conquista do selo UNICEF

A prefeitura de Ipanguaçu, através da Comissão Pró-Selo Unicef do município, promoveu nesta sexta-feira (11) uma reunião com a presença de secretários municipais e demais autoridades locais para a apresentação e discussão de ações a serem desenvolvidas no próximo ano, de forma a credenciar o município à aprovação no âmbito do Selo Unicef. Na oportunidade, também foram expostos documentos-base propondo às escolas municipais o estudo de temas afins com o intento, tais como “Educação para a Convivência com o Semiárido” e “Arte, Cultura e Comunicação para a Igualdade Étnico-racial”.

O evento integra um conjunto de ações desenvolvidas pela prefeitura de Ipanguaçu para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes da cidade. Nesta quinta-feira (10), por exemplo, o executivo municipal enviou a Natal uma comissão para participar de capacitação oferecida pela Unicef e pela Casa Renascer para a formação de um Núcleo de Desenvolvimento e Participação dos Adolescentes (NUCA). O grupo foi composto pelo articulador do selo Unicef no município, Luis Antonio Tavares, e os adolescentes Arthur Nadson e Fernanda de Oliveira Soares, representando as zonas urbana e rural.

“A capacitação teve o objetivo de auxiliar os municípios que concorrem ao selo Unicef 2009-2012 na formação do Núcleo de Desenvolvimento e Participação dos Adolescentes. O momento oportunizou aos adolescentes de Ipanguaçu uma experiência valiosa que, com certeza, renderá frutos no município”, disse o articulador.

O Selo Unicef - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Entrevista do Bem

Marcos Pedro Evangelista do Nascimento (Junior), 14 anos, cursando o 8º ano na escola Municipal Professora Francisca Neide da Costa (Arapuá), torcedor do Flamengo, católico praticante e coroinha da capela de São José Operário de Arapuá., é o nosso entrevistado deste Domingo.

IB: O que fez você criar o Blog Os Opiniosos?

Marcos: Ler, me comunicar e inteirar-se com o que estar acontecendo na minha cidade, no Brasil e no Mundo.

IB: Como é a comunidade onde mora?

Marcos: Ótima de se Morar, de bons amigos e vizinhos.

IB: E a escola?

Marcos: Muito boa, um quadro de funcionários, professores e alunos maravilhosos.

IB: E a disciplina que você mais gosta?

Marcos: Português e História.

IB: E a familia?

Marcos: É o alicerce e a base. tudo que você vai fazer tem que ter o apoio da família.

IB: E Os Opiniosos? Como surgiu?

Marcos: Surgiu através de uma equipe, falando, vamos fazer um blog, decidimos pelo nome os Opiniosos e o nosso blog é formado por três componentes.

IB: Como você ver a juventude de hoje?

Marcos: Com muita preocupação e esperança, tem muita violência praticada pelos jovens, mas também tem muita coisa boa, só depende dele para encontrar o caminho certo.

IB: E os amigos?

Marcos: Tenho muitos, mas destaco Marcelo, Erike e Eliomar, e minha mãe que me dar muita força.

IB: Qual sua opinião a respeito do Ipanguaçu do Bem?

Marcos: Um ótimo blog, várias postagens contando a história do município e principalmente falando das coisas boas da nossa terra.

IB: Uma mensagem?

Marcos: "Não se envolva com a violência e nem com as drogas e procure sempre estudar, procure conversar com seus professores e ter boas ideias".

IB: Parabéns garoto, desejo muito sucesso e muita felicidade, continue com essa simplicidade e procure nunca perder a humildade, tenho certeza que Deus lhe ajudará e você será um vencedor.

Acesse o blog!


Postado por IPANGUAÇU DO BEM às 10:10

MEUS PESÂMES





Mais mensagens? http://www.cantinhodarosy.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Nova lei obriga escolas a ensinar sobre hino e bandeira do Brasil

Sancionada pela presidente Dilma Rousseff a lei que cria o estudo obrigatório dos símbolos nacionais — a bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo nacional do Brasil.

O estudo obrigatório dos símbolos foi incluído na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no mesmo artigo que determina que no ensino fundamental o aluno deverá ter “pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo”, e “compreensão dos valores em que se fundamenta a sociedade”, entre outras diretrizes.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Graças a iniciativa inédita no Brasil, Governo Federal convida professora de Ipanguaçu para evento em Brasília

Convidada pelo Governo Federal, a professora Aloma Dayane, da rede municipal de ensino de Ipanguaçu, vai participar do I Seminário da Olimpíada de Língua Portuguesa, que será realizado em Brasília nos próximos dias 29 a 31 de agosto. Apenas três municípios dos 167 do Rio Grande do Norte tiveram representantes convidados no evento, que reúne professores de todo o país: Ipanguaçu, Natal e Pau dos Ferros. Estes dois últimos municípios serão representados pelas professoras Tânia Aires e Diana Mendes, respectivamente.

A professora ipanguaçuense, que foi coordenadora municipal das Olimpíadas de Língua Portuguesa do ano passado, competição que ocorreu em todos os municípios do Brasil, participará na qualidade de debatedora dos temas apresentados no evento. Mais duas professoras iram representar o Rio Grande do Norte no evento, Tania Maria Aires da cidade de Natal, Diana Mendes de Pau dos Ferros.

Em Ipanguaçu, a Olimpíada de Língua Portuguesa reuniu alunos e professores de 16 escolas em torno da competição, que tem por objetivo desenvolver ações para a ampliação do conhecimento e aprimoramento da escrita. Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para que os alunos possam desenvolver as práticas de leitura e escrita.
Professora Aloma Dayane representará o município em seminário federal 
em Brasilia. Foto: Keyson Cunha 

De acordo com Aloma Dayane, o convite do Governo Federal deve ter sido motivado pelo interesse que o Ministério da Educação demonstrou em um diferencial espacial da aplicação das olimpíadas em Ipanguaçu. “Quando concluímos as olimpíadas, decidimos publicar todos os textos vencedores dos nossos alunos. Esta é uma iniciativa única no Brasil. Os livros estão dispostos nas bibliotecas das escolas municipais e cada aluno vencedor foi presenteado com a obra. Acreditamos que, dessa forma, estamos incentivando ainda mais o hábito da leitura e da escrita. Os alunos vencedores estão orgulhosos e os que não venceram estão motivados, pois querem ter seus nomes e textos registrados no próximo livro”, disse a professora.

O I Seminário da Olimpíada de Língua Portuguesa tem o objetivo de promover, no âmbito das próximas edições da Olimpíada de Lingua Portuguesa, uma reflexão tanto sobre práticas didáticas e de formação docente quanto sobre pesquisas a respeito, assim como, estabelecer um diálogo entre orientações oficiais, de um lado, e, de outro, pesquisas, práticas de ensino e de formação docente de todo o País. Em três dias de encontro, os convidados participarão de conferências com especialistas; relatos de práticas de sala de aula e de formação docente; apresentações de pesquisas sobre a Olimpíada ou sobre o programa Escrevendo o Futuro e grupos de trabalho.

Ao todo, participarão do Seminário 400 convidados, entre professores de alunos semifinalistas da Olimpíada, técnicos da secretaria de educação que realizam ações de formação em língua portuguesa e pesquisadores acadêmicos.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e tem como parceiros na execução das ações: Todos pela Educação, Canal Futura, Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed - e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime.

Com participação da população, Prefeitura realiza o 2º Fórum da Educação para elaboração do Plano de Ações Articuladas 2011/2014

Envolvendo a sociedade e a equipe técnica da educação municipal, a Prefeitura de Ipanguaçu está debatendo um novo plano de metas para a o ensino público do município no 2º Fórum da Educação, cujo lema é “Compromisso Todos pela Educação”. No fórum, a população se une aos professores e demais profissionais para discutir o Plano de Ações Articuladas (PAR) 2011/2014, e, também, para elaborarem conjuntamente um diagnóstico da educação ofertada nas escolas municipais. E evento, que se iniciou nesta quarta-feira (18), segue até a sexta-feira (19).

De acordo com a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas, o fórum abre espaço para que a sociedade conheça e participe do Plano de Ações Articuladas (PAR). “A secretaria de Educação poderia ter criado uma comissão para o planejamento do PAR, mas decidimos junto com o prefeito que a discussão deveria ser feita por todos os que fazem a educação municipal e ouvindo a opinião da população. Fizemos questão, junto com o prefeito Leonardo, que a sociedade civil organizada pudesse ajudar a criar as metas entre 2011-2014”, afirmou Jeane.

O Plano de Ações Articuladas é composto por quatro dimensões: gestão educacional, formação de professores e de profissionais de apoio escolar, práticas pedagógicas e infraestrutura física e recursos pedagógicos. Por determinação do Governo Federal, todos os municípios deverão revisar o plano, que está vinculado ao recebimento de recursos da União, e apontará as prioridades e metas para os próximos quatro anos.

O prefeito Leonardo Oliveira disse que a elaboração do novo PAR observará os indicadores de avaliação, garantindo maior precisão nos dados obtidos. “Através do Plano de Ações Articuladas o município poderá receber verbas federais para a construção de escolas, aquisição de equipamentos, entre outros. O fórum é importante porque através deles veremos a realidade da educação, com o foco em todo o processo, de forma a melhor ajustar diretrizes para os alcances de melhores resultados educacionais”, analisou.


Participaram da abertura do evento, além do prefeito Leonardo Oliveira, da secretária de Educação Jeane Dantas, pais, alunos, sociedade civil organizada e servidores públicos: a vice-prefeita Vera Lucia; os vereadores Juan Montenegro, João Batista Lopes e Tunefis Morais; a secretária adjunta de Educação Mara Carmelita; a secretária de Assistência Social Maria Cristina; o secretário de Cultura e Turismo Fernando Neto; o Secretário de Esporte e Lazer Marcos Antônio; presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (SINDISEPI) Serjane Araujo e a presidente do Conselho Municipal de Educação Mara Núbia de França.

Diretores das escolas de Ipanguaçu serão escolhidos por eleições diretas


Buscando fortalecer a democracia no ambiente escolar e no intuito de proporcionar maior autonomia às escolas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Ipanguaçu apresentou ao Conselho Municipal de Educação o projeto de lei para a criação das eleições diretas para diretores nas escolas do município. A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), no Centro Integrado da Cidadania (CIC), e o PL foi prontamente aprovado.

De acordo com a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas, o projeto agora deverá ser enviado pela prefeitura ao Legislativo Municipal, para que os vereadores possam aprecia-lo. “As eleições para diretor das escolas da Rede Municipal de Ensino serão realizada em todas as unidades de educação em que o total de alunos seja igual ou superior a 101 (cento e um) alunos, de forma gradativa. Iniciaremos por duas escolas, com apreciação da experiência por dois anos para, em seguida, proceder conforme cronograma estipulado pela Secretaria Municipal de Educação”, disse a secretária.

Escola Cidadã

Jeane informa ainda que também foi discutido na reunião o projeto “Escola Cidadã”, que contempla os alunos da Rede Municipal com a realização de atividades no horário invertido ao das aulas com oficinas de música, dança, teatro, esportes e Jiu-Jítsu.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, ambos os projeto apresentados são de suma importância. “As eleições diretas dos diretores demonstram o avanço da democracia em uma gestão participativa. Desta forma, a comunidade escolar participa diretamente nas tomadas de decisão, pois a escolha será feita através do voto direto. Prevalecerá a vontade da maioria. Quanto ao ‘Escola Cidadã’, trata-se de mais um esforço nosso no sentido de complementar a formação humana de nossos alunos, oferecendo atividades que os mantenham no ambiente escolar fora do horário das aulas, afastando-os de riscos sociais como as drogas”, frisou o prefeito.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

SEXTA LITERÁRIA - LEITURA VIVA NA PRAÇA

   A Escola Municipal Professora Francisca Neide Medeiros na comunidade de Arapuá  realizou o Projeto Sexta Literária - Leitura Viva na Praça foi um momento de muito alegria onde os nossos alunos, professores e comunidade deliciaram no mundo da leitura, os mesmo desenvolveram atividades que foram realizadas na sala de aulas: como poesia, literatura de cordel, versos, embolada de coco, foi um momento único para a escola e toda a comunidade, mais um grande passo em busca da leitura.














segunda-feira, 1 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO 7º ANO: SEMINÁRIO SOBRE DENGUE

Seminário de Ciências sobre a Dengue realizado com os alunos do 7º Ano sobre orientação da Professora Alari Sandra.
                                        
  Alunas do 7º ano Elenilda, Nathalia e Manuella


       Apresentação do conteúdo




         Orientando o colega de classe

         exercicio de revisão sobre o assunto


sexta-feira, 29 de julho de 2011

A Leitura como Fonte de Prazer e sabedoria!



Roda da leitura - 1º ano

Professora Uzinete e a aluna Blenda -fazendo a leitura para os colegas do 3º ano


As crianças admirando o mundo encantado dos livros.
 


A aluna Beatriz lendo historinha para a turma da tia Lidia.

Beatriz da turma do 2º ano- com a sacolinha da leitura. Esta fazendo sucesso!  




Beatriz e os colegas da turma da Creche

Carnapuá 2011

Carnapuá 2011
1º Carnapuá do Arapuá